Medidor De Vaz O
Max Vinicius Moraes – R.A: B7349E-6
Vinicius Alexandre Paixão – R.A: B828BB-1
Cesar Afonso Aparecido – R.A: A02HBA-4
Matieisohn – R.A:
UNIP – Universidade Paulista – Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET)
Rua Miguel Guidotti, 405, Egisto Ragazzo – Limeira – SP – Brasil.
Sumário:
I. Resumo
II. Introdução
III. Curva de Calibração do Aparelho
IV. Curva Universal
V. Procedimento (Dados da Tabela)
VI. Gráficos
VII. Referencias Bibliográficas
I - Resumo:
Este relatório visa à experiência no estudo de medidor de vazão, de escoamento em tubos cilíndricos, que se baseiam na perda de carga que ocorre em uma redução de secção da tubulação.
II - Introdução:
Medidor de vazão é um dispositivo que nos fornece a quantidade, em massa ou em volume, que passa por uma secção em um intervalo de tempo.
O método mais direto de se obter a vazão é o método das pesagens, que consiste em colher uma medida de volume ou massa em certo intervalo de tempo.
Os medidores de vazão de fluxo são acessórios da instalação nos quais reduz-se a· secção de passagem do fluido para provocar um aumento da velocidade e consequentemente, uma redução da pressão.
A redução da pressão pode ser transmitida a um dos ramos de um piezômetro, provocando um desnível h no fluido, que poderá ser relacionado com a vazão em escoamento e, portanto, permitira medi-la.
A rigor, qualquer estreitamento da passagem poderia ocasionar o fenômeno e o relacionamento descrito, entretanto, procura-se provocar uma passagem coordenada das partículas do fluido com o objetivo de reduzir as perdas de energia por atrito (perda de carga) e obter uma repetitividade na leitura do desnível do fluido (h).
Pelo exposto, OS elementos mais utilizados como medidores de vazão são:
Como o efeito é o mesmo nos três elementos, representaremos o elemento medidor de vazão fechado, sem nos preocuparmos de que tipo é (Fig. 1.2).
III - Curva de Calibração do Aparelho:
Para que o