Relatorio Aula 3 EXP
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO
1. INTRODUÇÃO 04
2. OBJETIVO 05
3. MATERIAIS UTILIZADOS 05
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS 05
5. RESULTADOS 06
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 07
DETERMINAÇÃO DA VAZÃO
1. INTRODUÇÃO
A medição de vazão é no seu sentido mais amplo, a determinação de quantidades de líquidos, gases e sólidos que passa por um determinado local na unidade de tempo. Podem também ser incluídos os instrumentos que indicam a quantidade total movimentada, num intervalo de tempo.
A quantidade total movimenta pode ser medida em quantidades de volume (litros, m³, cm³, mm³, galões, pés cúbicos) ou em unidades de massa (g, kg, toneladas, libras).
A vazão instantânea é dada por uma das unidades acima, dividida por uma unidade de tempo (litros/min, m³/hora, galões/min). No caso de gases e vapores, a vazão instantânea pode ser expressa, em kg/h ou em m³/h. Quando se mede a vazão em unidades de volume, devem ser especificadas as “condições base” consideradas.
Assim no caso de líquidos é importante indicar que a vazão se considera “nas condições de operação”, ou a 0 °C, 20 °C, ou a outra temperatura qualquer. Na medição de gases, é comum indicar a vazão em Nm³/h ( metros cúbicos normais por hora, ou seja, a temperatura de 0 °C e a pressão atmosférica) ou em SCFM (pés cúbicos standard por minuto, a temperatura de 60 ° F e 14,696 PSI de pressão atmosférica).
Podemos dizer que:
1 m³ = 1000 litros 1 galão (americano) = 3,785 litros
1 pé cúbico = 0,0283168 m³ 1 libra = 0,4536 kg
Existente dois tipos de medidores de vazão (Quantidade e volumétricos).
●Medidores de quantidade: São aqueles que, a qualquer instante permitem saber que quantidade de fluxo se passou, mas, não vazão do fluxo que está passando. Exemplo: Bombas de gasolina, hidrômetros e balanças industriais.
●Medidores volumétricos: São aqueles que exprimem a vazão por unidade de tempo.
2. OBJETIVO
Determinar a vazão volumétrica de uma tubulação, utilizando dois