Trabalho de entomologia
Departamento de Biologia
Disciplina Entomologia Geral
Relatório de Aulas Práticas
Alunos:
Recife, 26 de setembro de 2008
INTRODUÇÃO
Os invertebrados formam um grupo extremamente grande e diversificado. De todas as espécies de animais descritas até hoje, aproximadamente 96% são invertebrados, ou seja, são animais que não possuem coluna vertebral. Dentro dos invertebrados encontra-se a diversificada classe dos insetos – Insecta. A classe Insecta faz parte do Filo Arthropoda, que são animais com corpo segmentado e com regiões distintas (heteronomia), recoberto por um exoesqueleto e que possuem uma simetria bilateral com apêndices pares e articulados (que dá nome ao Filo), aparelho circulatório dorsal, ausência de epitélio ciliado e sistema nervoso ventral (Borror, D. J. 1992). Sua impressionante biodiversidade (David Pimentel, 1999), os levaram a ocupar quase todos os habitats terrestres, e muitos aquáticos, ocupando desde as sombrias e gélidas profundezas do lago Baikal (Walker, T.J. 2001) até poças de petróleo bruto (Borror, D. J. 1992).
* Caracteristicas da classe As principais características dos insectos incluem cabeça, tórax e abdómen distintos, todos com função determinada. A cabeça suporta o aparelho bucal, cuja forma e composição pode ser muito variada, e a maioria dos órgãos sensoriais (olhos e antenas). Apresenta, assim, os seguintes apêndices: um par de antenas; armadura bucal - formada por peças especializadas em mastigar, sugar ou lamber e que inclui: um par de mandíbulas; um par de maxilas; lábio - corresponde às segundas maxilas fundidas.
Classificação dos insetos
Subclasse Apterygota ou Ametábola
Compreende insetos que primitivamente não apresentam asas; Abdome com estilos e cercos, sem evolução por fases intermediárias.
Ordem Thysanura - traças de livros
Ordem Collembola - "pulgas de jardim" - "pulgas de jardim"