Tutancamon
Introdução.........................................................................................................2
O “Faraó Menino”..............................................................................................4
Conclusão.......................................................................................................12
Bibliografia......................................................................................................14
Introdução
O presente trabalho, realizado no âmbito da disciplina de História da Arte e da Cultura I, tem como principal objetivo conhecer e dar a conhecer alguns aspetos acerca do faraó do Antigo Egito, Tutankhamon.
Os faraós eram os reis do Egito Antigo, estes gozavam de um poder absoluto sobre a vida política, económica, militar e religiosa. Na cultura egípcia, a transmissão de poderes era hereditária, ou seja, o faraó não era escolhido através de votos, mas sim por ser filho de outro faraó. Assim, muitas dinastias duraram centenas de anos no poder.
Na civilização egípcia, acreditava-se que os faraós eram filhos do deus Osiris, assim estes agiam como ponte de ligação entre os deuses e a população.
O faraó era detentor de todos os impostos amealhados, e era ele quem determinava a forma como as contribuições eram utilizadas. A própria família do faraó detinha a maior parte destes valores, utilizando-os assim para a construção de palácios, monumentos, compra de jóias, etc. Outra percentagem era usada para assalariar os empregados (escribas, militares, sacerdotes, administradores, etc.) e ainda para fazer a manutenção do reino.
Ao longo da vida o faraó construía a sua pirâmide, uma vez que esta mais tarde seria o seu túmulo. Uma vez que os egípcios acreditavam na vida depois da morte, a pirâmide tinha como principal objectivo guardar em segurança, o corpo mumificado do faraó e os seus tesouros.
No sarcófago servia para guardar ainda o livro dos mortos, que contava todas as