Getulio
O computador corretamente utilizado, deve estar numa posição tal que o braço do utilizador forme um ângulo de 90 graus com o antebraço ao digitar no teclado. As mãos não devem estar apoiadas na mesa e o ombro deve estar relaxado. Ao elevar o ombro para que as mãos alcancem o teclado, cria-se tensão no trapézio comprimindo um importante nervo que sai do pescoço e percorre o braço, podendo causar inflamação e dor (muita dor).
STRESS – O uso contínuo do computador sem pausas para descanso, associado ao ritmo acelerado da prática diária assim como a forma de trabalho “multi-tarefa”, muito comum no meio informático, é uma potencial causa de stress no trabalho. É aconselhável levantar-se periódicamente e esticar o corpo, fazer alguns exercícios, distrair-se, beber uma água, ver o sol. Qualquer pretexto para abandonar o computador por 5 minutos é bom o suficiente para ser estimulado. É importante também procurar viver “de bem com a vida”, para evitar a estafa.
VARISES e problemas circulatórios – Muito tempo sentado (ou de pé) faz com que o sangue tenha mais trabalho para percorrer o caminho normal dentro do corpo, além de concentrá-lo nas pernas por muito tempo. Isso pode acarretar desde simples varises ou casos mais graves. O conselho para o stress também vale para esse parágrafo, além de uns exercícios no ambiente de trabalho. Ao chegar em casa, é bom passar um tempo literalmente com os pés para cima.
PROBLEMAS DE VISíƒO – Quantas pessoas você conhece que trabalham com computador e não usam óculos? Os monitores CRT são piores que a televisão por dois motivos claros: sua resolução é maior