pensamento de aristóteles
A percepção do mundo sensível mostra que tudo se transforma continuadamente.Para dar conta disso, Aristóteles elabora as noções de ato (energia) e de potência(dynamis).A potência por outro lado, indica aquilo em que este ser se transforma, sem no entanto deixar de sê-lo.A semente de uma árvore que dela vai germinar. As mudanças e o movimento são o modo como as potencialidades do ser vão se atualizando, passando da potência ao ato(ARISTÓTELES,1999,p.56).
Podemos perceber que a mudança de ato para potência em quatro causas; causa material: indica matéria de que uma determinada coisa é feita como ,por exemplo,o tijolo com que se constrói uma casa. causa formal: é essa que dá forma à matéria como ,por exemplo,a forma casa faz com que a matéria seja reconhecível como casa. causa motriz ou eficiente: é o que unifica a matéria e a forma como por exemplo, o pedreiro que trabalha com tijolos até que tenham a forma de uma casa. causa final: é o que faz com que os tijolos passem a ser visto como casa, ou seja, a transformação da potência em ato e essa transformação sempre é movida por uma intenção, uma finalidade.
O homem é uma possibilidade, um ser de relações com o mundo, com outros homens e consigo mesmo.
Para Kierkegaard,o homem não está predestinado, mas sim possui um caminho de liberdade e indeterminação, motivo que o leva a uma constante angústia, pois toda decisão é incerta, portanto , um, risco.
Há três modo de vidas fundamentais:
1- estético: individuo que vive e goza cada momento.
2- ético: indivíduo correto com a família e aplicado ao trabalho.
3- religioso: individuo com consciência de fé.
Entretanto,