Turnover nas empresas
Turnover é um termo da linguá inglesa utilizado para identificar virada;renovação;reversão.Também conhecido como rotatividade.
O turnover é o fluxo da rotatividade de entrada e saída de funcionários nas empresas.
Ramos e Carneiro (1997) definem rotatividade como a ruptura de contrato de trabalho, que terá pronto restabelecimento com a contratação de outro indivíduo.
Temos dois tipos de rotatividade:
Rotatividade voluntaria,aonde o funcionário sai por iniciativa própria.
Rotatividade por motivo de desligamento,o funcionário sai por demissão por parte da empresa,aposentadoria e fim de contrato por tempo determinado.
Determinantes do turnover
Economia externa;taxa de desemprego,inflação ,etc...
Variáveis organizacionais;sistema de recompensa,pacote de benefícios,plano de carreira,etc...
Variáveis individuais relacionadas ao trabalho;comprometimento,valores,satisfação,etc...
Variáveis individuais não ligadas ao trabalho;responsabilidade,carreira do conjugue,dupla jornada,etc...
Turnover Alto
A desaceleração da economia pode refletir em uma maior taxa de desemprego assim como a sazonalidade das vendas e outros fatores. Alguns setores tendem a apresentar maior taxa de desemprego em relação a outros no mesmo período, a exemplo dos setores de construção civil e a industria automotiva que por influência do cenário econômico acabam por fazer as chamadas demissões em massa,elevando assim e muito o turnover.Outros motivos de desligamentos por parte da empresa são, o mau desempenho individual do colaborador,a falta de engajamento,de atitudes pro-ativas,o cumprimento de metas no prazo estipulado são alguns dos fatores. A alta da rotatividade também pode se dar pela ineficiência da gestão estrategia da organização,empresas com pacotes de benefícios insuficientes ou mal empregados,remuneração baixa,suporte organizacional inadequado,recrutamento e seleção com problemas,a falta de plano de carreira,mercado aquecido com