turismo
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nota: Se procura a ciência centralizada no estudo do turismo, ou seja, o curso de ensino superior, consulte: Turismologia.
Símbolo popular para designar o termo "Turismo".
Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo,1 o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."
Esta definição tem o inconveniente de privilegiar o lado da procura e não relevar a oferta, incluindo no turismo as atividades desenvolvidas pelos visitantes e colocando de lado todas as atividades produtoras de bens e serviços criadas para servir direta e indiretamente os visitantes.
A definição de Mathieson e Wall torna-se mais completa, pois consideram que "o turismo é o movimento temporário de pessoas para destinos fora dos seus locais habituais de trabalho e residência, as atividades desenvolvidas durante a permanência nesses destinos e as facilidades criadas para satisfazer as suas necessidades". Evidenciando assim a complexidade da atividade turística e as relações que esta envolve.
Em 2001, o Sr. David Martin Rendón Cohaíla graduado em turismo pela Universidade Privada de Tacna no Peru, define a ciência do turismo através da turismologia como: "A Ciência Social de fatos, obtida por um processo consecutivo,o qual abrange várias medidas de movimento, motivação e uso do espaço turístico, que é a base