Estudante
INTRODUÇÃO
O século XXI apresenta novos desafios para a humanidade. Alguns eventos climáticos dão sinais de que a Terra está respondendo, negativamente, aos impactos do atual sistema produtivo e de consumo. Consequências sérias, como secas, enchentes, queimadas e o esgotamento dos recursos naturais estão colocando em risco o trabalho e a moradia de milhões de pessoas em todo o mundo. A natureza deu o alerta, e o homem já se prepara para as mudanças. Cientistas cuidam de observar a natureza e oferecer informações sobre as causas, os riscos e resultados da intervenção humana negativa no planeta Terra.
A construção sustentável é um sistema que promove intervenções sobre o meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Tal modelo de construção utiliza ecomateriais e soluções tecnológicas inteligentes, que promovem a redução da poluição e o conforto de seus usuários.
Uma construção sustentável utiliza materiais e tecnologias biocompatíveis, que não agridem o meio ambiente, seja durante o processo de obtenção, fabricação, aplicação e durante a sua vida útil. Para tanto, é necessário utilizar produtos à base de água ou totalmente sólidos, pois estes materiais não emitem gases nem odores quando entram em contato com o oxigênio.
De forma breve, se pode dizer que sustentabilidade é uma espécie de poupança ambiental. É um jeito de guardar o que é preciso, e gastar apenas o necessário para se viver. A ideia central de sustentabilidade é reavivar a consciência e a inteligência da sociedade quanto a gastar os recursos naturais, para que assim nunca falte para o hoje, como também, para as gerações futuras. Porém, o foco não é só preservar, e sim recompor esse patrimônio sempre que possível.
O trabalho em tela vai abordar em especial a construção, o uso e os benefícios do Telhado Verde ou Ecotelhado que é uma técnica usada em arquitetura cujo objetivo principal é o plantio de árvores e plantas nas coberturas de