Turismo
O presente artigo promove um olhar sobre a possibilidade de um turismo cultural no município de Nova Xavantina, situada no interior do estado do Mato Grosso, foi de grande importância tanto para a história do Mato Grosso quanto para do Brasil. O principal objetivo desta pesquisa é mostrar a história de Nova Xavantina por meio de seus lugares de memória e sua cultura assim demonstrando sua importância.
O turismo é um segmento vem cada vez mais crescendo no mercado, sendo ele feito de diversas formas, á lazer, saúde, trabalho enfim é uma área que não para de se inovar.
Apesar de não ser uma cidade turística Nova Xavantina possui grandes atrativos tanto naturais quanto culturais de grande valia para a história da construção de seu estado, sua cultura vem de origem dos povos Xavantes que até hoje se mantém forte na região, e também dos pioneiros que vieram junto a Expedição Roncador Xingu que eram sulistas, hoje em dia a cultura é bem diversificada.
Turismo
Segundo WAHAB, 2001, p. 178, o turismo é uma atividade humana intencional que serve como meio de comunicação e como elo de interação entre povos, tanto dentro como fora de um país. Envolve o deslocamento temporário de pessoas para outras regiões ou países visando á satisfação de outras necessidades que não a atividades remuneradas.
Para ALMEIDA, 2008, o turismo pode ser uma ferramenta para o resgate histórico e cultural da população, e não ser apenas uma atividade econômica, utilizada para formar renda ou alguma forma de lazer para a população.
NA visão de BENI (2001), turismo é um processo elaborado e complexo sobre o que visitar, onde, como e a que preço. Nesse processo intervêm inúmeros fatores de realização pessoal e social, de natureza emocional, econômica, cultural, ecológica e cientifica que ditam a escolha de destinos.
O turismo é um segmento importante e necessário para todos, pois todos de alguma forma tendem a se deslocar seja por motivos de trabalho, de saúde ou até a lazer.