Downsizing
Ferramenta de
Administração
Downsizing
Equipe:
Camila Gomes
Luis Filipe
Paula Ângela
Professora: Maria de Lurdes S. Pimenta
Coordenador: Angelo Bernardo
Olinda: 17 de setembro de 2012
O que é Downsizing?
Downsizing (em português: achatamento) é uma das técnicas da Administração contemporânea, que tem por objetivo a eliminação da burocracia corporativa desnecessária, pois ela é focada no centro da pirâmide hierárquica, isto é, na área de recursos humanos (RH).
Surgindo a partir da década de 70 nos Estados Unidos, o downsizing inicialmente veio como uma resposta à busca por maior competitividade por parte das empresas americanas, as quais se viram obrigadas a reduzir custos e, principalmente, a reduzir a burocracia e a demora no processo de tomada de decisão inerente ao modelo gerencial aplicado até então. O que se via nas empresas americanas era o cultivo de uma enorme e ultrapassada estrutura hierárquica que já não respondia adequadamente as exigências do mercado que, a cada dia, era mais e mais pressionado pela entrada das empresas japonesas e coreanas, que impunham um novo ritmo de competição.
A técnica do downsizing passou a ser aplicada em larga escala pelas empresas americanas a partir de 79 quando milhares de executivos perderam seus cargos e se acreditava que em 20 anos as empresas teriam metade do seu quadro gerencial reduzido. Com isso o downsizing passou a ser mal visto pela classe trabalhadora e a levantar questionamentos sobre a sua eficácia no meio acadêmico.
Em curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.
Em longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolvendo melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.
Com o cenário econômico cada vez mais