Resenha acadêmica
SOUZA, Yeda Swirski de. Organização de aprendizagem ou aprendizagem organizacional. RAE-eletrônica, v. 3, n. 1, Art. 5, jan/jun. 2004.
ORGANIZAÇÕES DE APRENDIZAGEM OU APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
O artigo traz uma abordagem que envolve o desenvolvimento e otimização de processos de aprendizagem organizacional, considerando-se questões sociais e culturais presentes nas organizações. No texto também são descritas opções para o desenvolvimento da prática de aprendizagem de modo que A quinta disciplina de Peter Senge não seja a única escolha, pois embora apresente caminhos para a melhor percepção das organizações e seus problemas, ainda traz uma abordagem mecanicista.
Portanto, para que haja o desenvolvimento e otimização de processos de aprendizagem, propõe-se a noção de oportunidades que visa identificar quais as aprendizagens são mais importantes para a organização e como efetivamente desenvolve-las e otimizá-las.
Outro assunto destacado são as reuniões de trabalho e feiras setoriais como oportunidades de aprendizagem: as reuniões de trabalho são atividade habitual nas organizações e também um espaço reservado para a interação e conversação e já as feiras setoriais faz referência à relação inter-firmas, onde ocorre cooperação e a troca de informações. O artigo é bastante interessante no âmbito organizacional e traz um esclarecimento significativo com relação às características de uma organização de aprendizagem e uma organização em aprendizagem e, considerando que o cenário empresarial está em constante desenvolvimento e mudança, a aprendizagem organizacional é de suma importância para o desenvolvimento e a alavancagem das empresas, pois ela permite que a empresa incorpore as novas tecnologias, tenha uma melhoria contínua de seus processos, gere inovações e desenvolvimento de novos produtos e serviços, aumentando assim seu valor no mercado, o diferencial frente aos concorrentes, a lucratividade,