Resenha academica
Os desafios para iniciar a monografia ou projeto de pesquisa cientifica, tem afetado alunos de todas as áreas nas universidades do Brasil, entretanto Almeida se debruça nas problemáticas provocadas por estes trabalhos acadêmicos na área da educação para escrever sua obra. Com sua intenção de possibilitar aos discentes, identificando e superando suas dificuldades, para obterem o resultado desejado. Informando desde o método e a técnica, passando por formas de conhecimento, até chegar ao planejamento do projeto, podendo assim facilitar o entendimento do aluno futuro graduado para formalizar suas ideias e aprumar o conhecimento.
Para apresentar esta obra de 117 páginas, o autor faz uso do conhecimento adquirido e aperfeiçoado a partir dar 1ª edição, de questionamentos feitos pelos próprios alunos que ele manteve contato nos anos que atuou no magistério de graduação e de pós-graduação latosensu, a leitura de alguns livros. Os conhecimentos adquiridos pelo autor foram organizados em seis capítulos, seguindo uma lógica de introduzir o aluno ao projeto de pesquisa, mostrando-o exemplos, teorias e práticas sobre o projeto de pesquisa.
Almeida inicia a obra tratando de assuntos preliminares para o projeto de pesquisa, discute sobre os termos método e técnica, onde mostra conceitos científicos, mostrando a metodologia científica, a pesquisa na universidade, e fala sobre os métodos científico e racional. No capítulo seguinte apresenta teorias e conceitos, mostrando as variadas formas de conhecimento. É importante apresentar para o aluno sobre o conhecimento e suas ramificações para que assim ele possa melhor elaborar sua pesquisa e formar seu próprio conhecimento, podendo identifica-lo, qualificando-o às já mostradas formas de conhecimento. O autor em seu terceiro capítulo introduz a uma dificuldade muito encontrada entre os alunos que é a