Microbiologia
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA GERAL
SUMÁRIO
Conceitos gerais em Microbiologia | Normas de Biossegurança em LaboratórioMetodologias | Semeios Descrição da composição dos meios utilizados Testes a- Coloração de Gram e princípios técnicos das atividades tintoriais b- Análise Microscópica das morfologias bacterianas c- Padrões de hemólise em placa de Agar sangue d- Prova da Catalase e- Prova da Coagulase f- Prova de Agar Manitol g- Prova de Ágar DNase h- AntibiogramaAnálise da microbiota nasal Coleta. ConclusãoReferências Bibliográficas. |
INTRODUÇÃO A Microbiologia era definida, até recentemente, como a área da ciência que dedica-se ao estudo dos microrganismos, um vasto e diverso grupo de organismos unicelulares de dimensões reduzidas, que podem ser encontrados como células isoladas ou agrupados em diferentes arranjos (cadeias ou massas), sendo que as células, mesmo estando associadas, exibiriam um caráter fisiológico independente. Assim, com base neste conceito, a microbiologia envolve o estudo de organismos procariotos (bactérias, archaeas), eucariotos inferiores (algas, protozoários, fungos) e também os vírus.
As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. Na maioria das espécies, a proteção da célula é feita por uma camada extremamente resistente, a parede celular, havendo imediatamente abaixo uma membrana citoplasmática que delimita um único compartimento contendo DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas. Através da microscopia eletrônica, o interior celular aparece com uma matriz de textura variada, sem, no entanto, conter estruturas internas organizadas.
As bactérias são pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária.