TURISMO RURAL
Para entender o turismo rural, deve-se primeiramente conhecer a diversificação geomorfológica do espaço rural, bem como a cultura do homem do campo, ligando sua atividade do turismo dentro de um cenário rural. O turismo rural no Brasil já acontece a mais de década, existindo inclusive base jurídica nas “Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural”, documento este desenvolvido pelo Ministério do Turismo no Brasil. Tal processo hoje é desenvolvido no País através da mídia e necessidade que tem o produtor rural em buscar novas fontes de renda para seu sustento, mesmo assim o mercado de trabalho relacionado a esta área é “enxuto”, tendo em vista a atividade desenvolvida ser recente e carece de apoio de entidades.
A atividade do Turismo Rural baseia-se em ser atividade estratégica para preservar e recuperar o espaço rural e natural, bem como garantir a manutenção das atividades agrícolas tradicionais, além de formular conceituação nova de produção e receitas para o espaço rural. O Turismo Rural parte do pressuposto por ser “todas as atividades turísticas endógenas desenvolvidas no meio ambiente natural e humano.” Esta concepção apresenta pontos comuns com outras atividades no mesmo espaço, como por exemplo, o Turismo Ecológico, Cultural, Aventura, Esportivo, etc.
Partindo de tal premissa, podemos definir Turismo Rural como “segmento desenvolvido em áreas rurais produtivas, relacionado com o alojamento na sede da propriedade ou em edificações apropriadas como as pousadas, por exemplo, nas quais os turistas participam de atividades agropecuárias desenvolvidas no meio rural, quer como lazer, quer como aprendizado, incluindo a oferta de produtos naturais e de origem local, como conhecimento cultural e a gastronomia típica do local. A comunidade local, o turismo e o meio ambiente, são interesses atrelados de forma harmoniosa com os elementos básicos das atividades de turismo. Significa garantir sustentabilidade da atividade através de três