Turismo Rural
No Brasil, o Turismo Rural vem se expandindo gradativamente, sendo expressivo o numero de propriedades rurais que estão desenvolvendo atividades turísticas no seu dia a dia. Com a reestruturação destas propriedades a tendência é de que se torne uma boa opção de lazer para turistas e grandes oportunidades de renda para o empreendedor rural.
Devido à relevante importância do turismo rural para nosso país o Ministério do Turismo apresenta as “Diretrizes para o desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil”, documento este, que tem como base a valorização da ruralidade, a conservação do meio ambiente, os anseios socioeconômicos dos envolvidos e a articulação interinstitucional e intersetorial, definindo algumas ações norteadoras para o envolvimento do poder público, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades. Com isto o governo aposta no turismo rural como forma de desenvolvimento sustentável.
Há duas razões primordiais que explicam o turismo rural: a necessidade de diversificação da fonte de renda e de agregação ao valor dos produtos do trabalhador rural; e o desejo dos moradores urbanos de conviver com a natureza, com os modos de vida, reencontrar suas raízes, tradições, costumes e ter acesso às formas de produção das pessoas no interior.
Desta maneira há um contato direto entre consumidor e produtor, pois o turismo rural propicia além das vendas, serviços de hospedagem, alimentação e diversão, produtos in natura como, frutas, legumes, ovos e verduras, bem como produtos beneficiados como compotas, queijos, cucas, artesanatos... Com isto haverá melhor preço e qualidade dos produtos para o turista e maiores renda para o produtor.
Sabe-se que são necessárias melhorias nas políticas públicas, incentivos e maiores informações, que orientem os produtores rurais, os investidores e o próprio Governo no que diz respeito ao turismo rural com a valorização de produtos e serviços do meio rural, bem como na conservação do meio