turismo rural
Introdução
Segundo Adyr Rodrigues, em seu livro Turismo Rural e suas tipologias, o turismo rural é uma atividade relativamente nova no Brasil e não se sabe ao certo quando começou, porém com esta denominação iniciou-se em Lages no planalto catarinense na fazenda Pedras Brancas. O meio rural atrai cada vez mais pessoas que pretendem fugir do estresse do meio urbano e de suas rotinas, portanto encontram em locais mais isolados a oportunidade de descansarem e entrar em um contato com um estilo de vida mais primitivo, realizando ou não tarefas do dia a dia de pessoas que lá vivem. Esta atividade foi uma alternativa encontrada por muitas comunidades e regiões, para a complementação da renda e com a evolução e aumento da demanda muitos produtores agrícolas até mesmo deixaram de ter na produção sua principal fonte de renda para se focar nas necessidades do mercado turístico.
Algumas definições de turismo rural
“Conjunto das atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”. (Marcos Conceituais – MTUR)
Denominação dada ao deslocamento de pessoas a espaços rurais em roteiros programados ou espontâneos, com ou sem pernoite para fruição dos cenários e instalações rurícolas – nesse sentido, alguns atores valem-se da expressão turismo no meio rural para incluir também o agroturismo.( Beni, Analise estrutural do turismo, 2001)
Consiste no conjunto de atividades, serviços de alojamento e animação a turistas, em empreendimentos de natureza familiar, realizados e prestados mediante remuneração, em zonas rurais. (Direção geral do turismo, art. 1.º, Decreto-Lei n.º 55/2002, de 2 de Abril).
O turismo rural e suas vertentes
Este segmento de turismo, surgiu como uma oportunidade bastante rentável para comunidades e regiões interioranas ou até mesmo para áreas verdes próximas às cidades em que foram