Turismo ecológico /Émile Durkheim
1- O turismo ecológico, vem tomando espaço no investimento atuais em decorrência da nova consciência ambiental que vem se desenvolvendo em nossa sociedade. Assim a prática de esportes radicais com obstáculos naturais se tornou cada vez mais uma nova proposta de lazer. Porém não podemos esquecer que também há grandes danos á natureza sendo necessário uma política de preservação eficiente, onde para que a natureza não seja depredada.
2- Paisagem é o conjunto dos elementos que existem em um determinado lugar onde é observado os traços do tempo e dos habitantes do local, e podemos conhecer as histórias que ocorreram nestes locais.
Exemplo: Quilombo de Santa Isabel.
3- A geografia tradicional valoriza os fatores físicos, ou seja a natureza a fauna, flora local, dessa maneira ela divulga essas beleza mostrando neste locais que um indivíduo possa a ter uma melhor qualidade de vida.
4 – O turista quando sai para um passeio ele quer encontrar a satisfação para suas expectativas e a mola mestras para a escolha do destino. Ele que vai despertar a curiosidade ao chegar no local, o turista vai procurar preferir e aprender coisas sobre o local.
Pois o local é um opção selecionada de acordo com o interesse particular necessário que o turista se sinta respeitado e acolhido em sua escolha.
Conceito de Fato Social na obra de Émile Durkheim
O fato social é o objeto central da teoria sociológica de Émile Durkheim, constituindo-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos fato social, e apontamos suas implicações nas teorias sociológicas contemporâneas, especialmente em relação ao funcionalismo. O que se busca é a conceituação de fato social na sociologia durkheiniana e destacar a importância de se estabelecer tal conceito fundado bases teóricas metodológicas sólidas, para o estudo e desenvolvimento das Ciências Sociais.
Ele se implica na criação de um método de observação de tais fatos, adequado às suas particularidades