ARTHUROS
ESCOLA SUPERIOR DE TURISMO
ARTHUROS:
O Lugar da Tradição na Cultura Local de Contagem
Erika Cunha Carneiro
Lika Diana Timoteo
Lílian Monserrart de Paula
Lorraine Souza Leal
Marcos Antônio Ferreira
Poliana Gonçalves
Ricardo Martins Ramos
BELO HORIZONTE
2010
APRESENTAÇÃO E DESCRIÇÃO GERAL
Os Roteiros são aqueles que abordam temas específicos, identificando e combinando as principais potencialidades do ambiente natural e cultural de uma região, interpretando-as, combinando-as e transformando-as em produtos turísticos comercializáveis.
O conceito de “roteiro turístico” pode ser entendido como um itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização turística das localidades que formam o roteiro. Portanto “roteiro turístico” é uma atividade inerente do planejamento turístico, que consiste em ordenar os elementos essenciais em uma viagem, viabilizando o aproveitamento dos atrativos locais (BAHL, 2006, p. 298; BENI, 2006, p. 126).
O processo de formatação de roteiros reflete um trabalho cauteloso, de identificação de iniciativas e atividades empreendedoras que atendam às exigências do mercado turístico e que estejam prontas para receber o visitante. Uma vez combinadas, estas iniciativas e atividades ganham status de Roteiro Turístico.
Além disso, o Roteiro tem como premissa a valorização de aspectos culturais e naturais de uma região, associados a uma rede de serviços de qualidade que valoriza a identidade regional e a insira no processo do turismo.
Diante disso pretende-se trabalhar com questões relativas à conservação e resgate da cultura da comunidade quilombola dos Arthuros em Contagem-MG e fazer com que turistas e a própria comunidade exercitem o olhar e se conscientizem da importância da continuidade de movimentos culturais tão ricos como o dos