O que é Etnocentrismo
PENSANDO EM PARTIR
Etnocentrismo é quando tornamos o meio em que vivemos o centro de tudo, e não aceitamos as diferentes culturas que possam existir, achando que a nossa é a mais correta e superior á todas as outras existentes, esse fato é encontrado facilmente no nosso dia a dia.
Etnocentrismo é então a busca pelo entendimento do porque de tantas distorções do que pensamos em relação á cultura alheia. Este problema é de grande proporção existente em diversas sociedades e diferentes épocas.
Dentro da questão etnocêntrica, temos também o chamado choque cultural, que é quando estamos em nosso grupo compartilhando e vivendo da mesma cultura e com o mesmo modo de pensar, e de repente nos deparamos com um outro grupo que também existe como nós , mas que sobrevive á sua maneira de forma completamente diferente da nossa.
Este choque do etnocentrismo acontece na percepção das diferenças, sendo essa diferença ameaçadora, pois acaba ferindo nossa identidade cultural.Surgem então diversas dúvidas e conclusões erradas, como nos sentirmos superior ao outro pelo simples fato de não aceitarmos sua diferente cultura, e maneira de viver a vida.
O grupo á qual pertencemos torna-se então o mais correto e superior. O outro grupo acaba sendo considerado estranho, engraçado, atrasado e primitivo, tudo menos seres humanos como nós.
No etnocentrismo uma mesma atitude informa os diferentes povos. E ele não está apenas em uma única sociedade e na nossa revestiu-se de caráter colonizador para a destruição de outros povos.
O etnocentrismo por outro lado tem um correlato muito importante para a compreensão dessas maneiras exageradas e cruéis de enxergar o outro. No livro “ O que é Etnocêntrismo ? “ o autor Everardo Rocha conta a história de um pastor e de um índio que se presentearam com objetos de suas culturas. O jovem índio ganha do pastor um relógio que ele pendurou em um galho de uma árvore altíssima nas cercanias da aldeia, no meio de um belo ornamento de