TEORIA DAS ORGANIZAÇÕES
Este estudo apresenta algumas das idéias e pressupostos teóricos realizados sobre a teoria da aprendizagem, originadas a partir dos estudos construídos por Albert Bandura (1925). Bandura, propositor de uma versão do behaviorismo que inicialmente definiu como sociobehaviorismo e posteriormente chamou de abordagem cognitiva social, questionando a visão de Skinner (1904-1990) sobre a negação aos processos mentais e cognitivos no processo de aprendizagem do ser humano.
É, assim como HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Burrhus_Frederic_Skinner" \o "Burrhus Frederic Skinner"Skinner, da linha HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo" \o "Behaviorismo"behaviorista da Psicologia, porém enxerga o comportamento humano com um viés cognitivo. Enfatiza a modificação do HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/wiki/Comportamento"comportamento do indivíduo durante a sua interação. Para ele, o indivíduo é capaz de aprender também através de reforço vicário (ou aprendizagem vicariante), ou seja, através da observação do comportamento dos outros e de suas conseqüências, com contato indireto com o reforço. Entre o estímulo e a resposta, há também o espaço cognitivo de cada indivíduo.
Bandura procurou confirmar tal teoria ao fazer um experimento com um João-Bobo. Três grupos de criancas foram submetidos a um filme diferente cada, nos quais adultos agrediam os bonecos. O final de cada um deles é que era diferente. No primeiro, o adulto era recompensado. No segundo, era punido e no terceiro, não sofria nenhuma consequência. Depois, as criancas foram colocadas em uma sala onde podiam ser observadas sem perceberem. Na sala havia diferentes brinquedos, dentre eles o João-Bobo. Relatou-se que o grupo que viu o adulto sendo recompensado tendia a repetir com maior frequência as