Planejamento Estrategico
O objetivo é proporcionar o conhecimento das normas contábeis, e sua devida aplicação dentro da entidade, “é estabelecer o tratamento contábil para ativos imobilizados, de forma que os usuários das demonstrações contábeis possam discernir a informação sobre o investimento da entidade em seus ativos imobilizados, bem como suas mutações”.
“Considerando os principais pontos na contabilização do ativo imobilizado, reconhecimento, determinação do valor contábil, determinação dos valores de depreciação e perda por desvalorização a serem reconhecidas em relação aos mesmos” (CPC 27 - Ativo Imobilizado).
Tratar diretamente a depreciação acumulada, aumento ou diminuição do valor do contábil do ativo imobilizado após a realização de sua reavaliação, sua inclusão no patrimônio líquido e formas de contabilizar.
É importante que os administradores conheçam o tempo de vida útil dos ativos imobilizados, por quanto tempos esses ativos fixos terão benefícios dentro da entidade, “admite-se ainda que a empresa passe a adotar taxas diferenciadas de depreciação a partir de laudos periciais técnicos” (RIR/99, art. 310, § 2º)
E ao final realizar uma comparação sobre o disposto no trabalho, dentro do resultado final da empresa, e os impactos em seu balanço patrimonial, especificamente no grupo do ativo não circulante (imobilizado) e no patrimônio líquido da empresa.
2. Objetivos Gerais
A depreciação do ativo se inicia quando