Turbinas
Trabalho sobre Turbinas
Professora: Renata Moreira
Aluno: Rômulo Gomes
Belo Horizonte
Junho 2012
Turbinas Hidráulicas
As turbinas hidráulicas são projetadas especificamente para transformar a energia hidráulica de um fluxo de água em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação, posteriormente transformada em energia elétrica por um gerador.
Tipos de turbinas e princípios
Em toda turbina a água entra vinda de um reservatório ou canal de nível mais elevado (e portanto com maior pressão) e escapa para um canal de nível mais baixo (e portanto com menor pressão). A água de entrada é levada através de um duto fechado até um conjunto de lâminas curvas, bocais ou injetores que transferem a energia da água para um rotor. Em consequência a pressão e/ou a velocidade da água na saída são menores do que na entrada.
Tipos de turbinas:
Turbina Pelton
São adequadas para operar entre quedas de 350 m até 1100 m, sendo por isto muito mais comum em países montanhosos.
Este modelo de turbina opera com velocidades de rotação maiores que os outros, e tem o rotor de característica bastante distinto. Os jatos de água ao se chocarem com as "conchas" do rotor geram o impulso.
Dependendo da potência que se queira gerar podem ser acionados os seis bocais simultaneamente, ou apenas cinco, quatro, etc... O número normal de bocais varia de dois a seis, igualmente espaçados angularmente para garantir um balanceamento dinâmico do rotor.
Um dos maiores problemas destas turbinas, devido à alta velocidade com que a água se choca com o rotor, é a erosão provocada pelo efeito abrasivo da areia misturada com a água, comum em rios de montanhas. As turbinas Pelton, devido à possibilidade de acionamento independente nos diferentes bocais, tem uma curva geral de eficiência plana, que lhe garante boa performance em diversas condições de operação.
Turbina Francis
São adequadas para operar entre quedas de 40 m até 400 m. A