Turbinas
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA
CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA
FERNANDO BONANCIO CERQUEIRA
ANDREW MIKOS
TURBINAS
CURITIBA
2014
FERNANDO BONANCIO CERQUEIRA
ANDREW MIKOS
TURBINAS
Trabalho apresentado à disciplina de Geração de Energia do Curso Superior de Engenharia Industrial Elétrica Ênfases em Eletrotécnica do Departamento Acadêmico de Eletrotécnica – DAELT – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, como requisito parcial para obtenção do título de Engenheiro.
Orientador: Prof. Dr. Gilberto Manuel Alves
CURITIBA
2014
RESUMO
Turbina é um equipamento construído para captar e converter energia mecânica e térmica contida em um fluido, em trabalho de eixo. Os principais tipos encontrados são:
Turbinas a vapor;
Turbinas a gás;
Turbinas hidráulicas
Turbinas aeronáuticas;
Turbinas eólicas.
As formas construtivas básicas são as mesmas para todos os tipos: um rotor dotado de certo número de pás ou palhetas, ligados a um eixo que gira sobre um conjunto de mancais de deslizamento ou mancais de pastilha (mancais de rolamento, por questões de durabilidade não são usados). As turbinas podem ser usadas para movimentar outro equipamento mecânico rotativo, como uma bomba, compressor ou ventilador, ou podem ser usadas para a geração de eletricidade e nesse caso são ligadas a um gerador. Também tem aplicação na área de propulsão naval, ou aeronáutica.
Este trabalho tratará dos principais tipos de turbinas e máquinas utilizadas para geração de energia em micro, mini e pequenas centrais hidráulicas. São preferíveis os termos geração de energia e centrais hidráulicas à geração de eletricidade e central hidrelétrica, pelo fato de uma pequena turbina poder gerar energia exclusivamente para o uso mecânico, vindo a acionar diretamente certos tipos de máquinas sem a necessidade da transformação em