Turbinas
As turbinas a gás são motores térmicos que realizam a conversão da energia de um combustível em potência de propulsão, potência de eixo ou potência elétrica. Por serem máquinas de combustão interna realizam o processo de conversão da energia do combustível a altas temperaturas (começando com temperaturas da ordem de 1000 o C e terminando em temperaturas próximas de 500 o C). A maior parcela da energia do combustível que não é aproveitada está nos gases de exaustão ainda a altas temperaturas
Este conjunto opera em um ciclo aberto, ou seja, o fluido de trabalho (ar) é admitido na pressão atmosférica e os gases de escape, após passarem pela turbina, são descarregados de volta na atmosfera sem que retornem à admissão.
A denominação turbina a gás pode ser erroneamente associada ao combustível utilizado. A palavra gás não se refere à queima de gases combustíveis, mas, sim ao fluido de trabalho da turbina, que é neste caso a mistura de gases resultante da combustão. O combustível em si pode ser gasoso, como gás natural, gás liquefeito de petróleo (GLP), gás de síntese ou líquido, como querosene, óleo diesel e até mesmo óleos mais pesados.
Vantagens:
* Turbinas a gás têm uma ótima relação potência/peso, se comparadas a motores de pistão. Isso quer dizer que a quantidade de potência que se consegue do motor comparada ao seu próprio peso é muito boa; * Turbinas a gás são menores do que motores a pistão de mesma potência. * Partida e parada mais rápida; * Tempo de resposta baixo; * Equipe de operação reduzida; * Produz menos vivração.
Desvantagens:
* Menor potencia especifica; * Menor eficiência; * Altos ruídos; * Mais sensível a qualidade do combustível.
Componentes básicos:
* Compressor: é o componente da turbina a gás onde o fluido de trabalho é pressurizado. Podem ser do tipo Radial ou Axial; * Câmara de combustão: queima o combustível e produz gás com alta pressão e alta