Turbidez da água
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE SISTEMAS, PROCESSOS E CONTROLES INDUSTRIAIS.
COORDENAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL.
Determinação da Cor e Turbidez em uma Amostra de Água.
Adely Maria Pereira de Melo- 20122c3-rc0264
José Charles dos Santos- 20122c3-rc0132
Lucas de Sousa Araujo- 20122c3-rc0590
Thamyres Costa de Souza- 20122c3-rc0256
Análise Química Instrumental
Prof. José Edson Gomes de Souza
Recife, 15 de Março de 2013.
Objetivo
Determinar a cor e a turbidez de uma amostra de água adquirida no lago do IFPE- Campus Recife, através de um colorímetro visual que determinará a cor da água (em uH), e um nefelômetro, determinando a turbidez (em NTU).
Introdução
A cor é uma das diversas características da água, que se dá pelo aumento proporcional do pH. Outra é a turbidez, que analisa as partículas que não se dissolvem na água.
Substâncias no meio que derivam de compostos orgânicos, íons como ferro e manganês, produtos industriais, vegetação e diversos outros materiais, podem influenciar na visualização da cor. A existência dessas substâncias resulta na avaliação da cor da água. Uma forma de avaliar a cor da água é realizar a comparação em aparelhos como o Aqua Tester, que utiliza como padrões discos de vidros corados que expressam os resultados em unidade de cor, unidade Hazen (uH).
Já a determinação da turbidez se dá pelo método nefelométrico, que é adotado nas atividades de controle de poluição da água. O método é baseado na comparação da intensidade de luz espalhada pela amostra em condições definidas, com a intensidade da luz espalhada por uma suspensão considerada padrão, ou seja, uma medição do efeito de dispersão da luz que tais partículas têm usando um desenho de 90°, que oferece menor sensibilidade a variações no tamanho das partículas, no sistema óptico do aparelho nefelômetro em unidades nefelométricas de turbidez (NTU).
Parte experimental
A análise da amostra foi feita