TUMORES CARDIACOS
A palavra TUMOR corresponde ao aumento de volume observado numa parte qualquer do corpo. Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia que pode ser benigna ou maligna.
Os tumores originários do coração são denominados tumores primários ou secundários, e podem ocorrer em qualquer um dos tecidos deste órgão.
Os tumores primários do coração são muito raros enquanto os tumores secundários são mais comuns e são causados por metástases (localizados em outros locais do corpo) MIXOMAS
São tumores primários mais frequentes do coração.
Originam-se no endocárdio do átrio esquerdo ou muito mais raramente no átrio direito ou nos ventrículos.
Os MIXOMAS podem ser encontrados em pessoas de qualquer idade, mas são mais frequente entre 30 a 50 anos e predominam em mulheres.
Algumas vezes são assintomáticos. É diagnosticado radiologicamente como massa calcificada que se projeta na câmara cardíaca.
O tamanho varia de pequeno nódulo até grande massa que obliteram a cavidade, a superfície externa pode ser lisa, lobulada, ou rugosa,são geralmente pedículados de cor branco-amarelados e consistência gelatinosa,contém matriz mixomatosa abundante misturada a células fusiforme isoladas ou aglomerados de células poliédricas formando arranjo glandular além de conterem vasos em quantidade variável.
SINAIS E SINTOMAS O paciente na posição ortostática (em pé), o pode apresentar desmaios ou congestão pulmonar (acúmulo de líquido nos pulmões por insuficiência cardíaca esquerda) com falta de ar, pois a força da gravidade faz com que o tumor se mova para baixo, até a abertura da válvula. O decúbito (posição deitada) diminui os sintomas.
Fragmento de um mixoma pode soltar-se, circular até outros órgãos e obstruir os vasos sanguíneos nesses locais, a obstrução de um vaso sanguíneo cerebral pode causar um acidente vascular cerebral (derrame cerebral); a obstrução de um vaso pulmonar pode causar dor, falta de