Tudo
CURSO DE PSICOLOGIA
Exercício de Psicologia e Educação
1. Caracterize os modelos de atuação do psicólogo na educação?
A atuação do psicólogo na educação se destina a realização de pesquisas diagnósticas e intervenções psicopedagógicas em grupos ou individuais, levando em consideração programas de aprendizagem e diferenças individuais. Temos como preceito que o psicólogo na escola atua no sentido de colaborar no planejamento de currículos escolares e na definição de técnicas de educação mais eficazes para melhor receptividade e aproveitamento do aluno e sua auto-realização.
Os modelos de Psicométrico- medindo, classificando, segregando..., Modelo Clínico : saúde x doença... diagnosticando..., O modelo preventivo : antecipando, clinicando..., O modelo compensatório: novas explicações, velhas posturas..., e por fim, Uma introdução ao modelo crítico.
2. Relacione o modelo crítico com os compromissos do Psicólogo Escolar e Educacional.
Constitui um verdadeiro desafio de analisar as diferentes possibilidades por meio das quais uma ciência particular ou um grêmio profissional podem expressar compromissos com uma realidade social. No caso de psicologia Escolar e Educacional e dos psicólogos que trabalham nos contextos educativos, seu compromisso com a educação brasileira pode evidenciar-se de diferentes formas, porém dados os limites a esse espaço. O compromisso do psicólogo com a transformação dos processos educativos, com a efetivação das mudanças necessárias que demanda a melhoria da qualidade da educação dos pais. 3. Conceitue Educação, Escola, Pedagogia, Psicologia Escolar e Psicologia Educacional.
Educação – prática social humanizadora, intencional, cuja finalidade é transmitir a cultura construída historicamente pela humanidade. O homem não nasce humanizado mais torna-se humano por seu pertencimento ao mundo histórico-social e pela incorporação desse mundo em si mesmo,