Tudo
TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL TAKASHI MORITA
Instrumentação e Equipamentos Industriais
Disciplina: Processos Industriais III
Processo de purificação do ferro gusa
Diego Sousa Rocha
Prof° BETH
São Paulo
2012
Processo de Purificação do ferro gusa
O Ferro Gusa Também conhecido como ferro bruto ou ferro de 1ª fusão, é a forma intermediária pela qual passa praticamente todo o ferro utilizado na produção do aço. É um produto de primeira fusão obtido a partir da redução do minério no alto forno.
Composição Química Contém em torno 4% de Carbono sob forma de Cementita (Fe3C). Possui como principais impurezas o Silício (0,3 a 2%), o Enxofre (0,01 a 1%), o Fósforo (0,05 a 2%) e oManganês (0,5 a 2%).
Características
O ferro gusa, também chamado de ferro bruto é duro e quebradiço, com baixa resistência mecânica, devido ao excesso de carbono, mas pode ser empregado em diferentes confecções de peças que são submetidas a pequenos esforços.
Obtenção:
O ferro gusa é obtido a partir da fusão de minério de ferro em altos fornos.O minério a ser fundido para sua obtenção do ferro gusa é geralmente a hematita (Fe2O3) e sua ganga( impureza ) é constituída basicamente de Sílica (SiO2).
O processo tem como início a sinterização ou pelotização do minério que consiste em triturar o minério para aumentar a superfície de contato do material tornando-o de granulometria controlada, o que determinará um melhor rendimento nos alto fornos modernos. Junto com o minério são incluídos na carga, Calcáreo (CaCO3), Carvão Mineral ou Vegetal (C) e ar quente. O carvão servirá para reduzir o minério e produzir energia, o calcário servirá como fundente.
Produção
A produção diária de ferro gusa, em um alto forno varia em média de 5.000 a 10.000 toneladas. A carga do alto forno para a