Tudo sobre a Cidade de Petropolis
Petrópolis é um cidade do estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Ocupa uma área de 774,606 km², contando com uma população de 296 044 habitantes (2010), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.[3] O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio e serviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) e industrial. Fundada por iniciativa de dom Pedro II (sendo seu nome uma homenagem ao imperador: "Petrópolis", que significa "Cidade de Pedro"), é constantemente chamada de "Cidade Imperial". Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica,[6] uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Topônimo
"Petrópolis" é formado pela junção do termo latino Petrus (Pedro)[7] e do termo grego pólis (cidade), significando, portanto, "cidade de Pedro". É uma referência ao imperador brasileiro dom Pedro II, o fundador da cidade.
História
Prefeitura Municipal de Petrópolis
A Catedral de São Pedro de Alcântara, vista da Avenida Koeler
Ao começo da exploração, pelos portugueses, do que viria a ser o atual estado do Rio de Janeiro, nos séculos XVI e XVII, algumas missões foram enviadas na direção das montanhas da Serra da Estrela. Naquele lugar, encontraram poucos índios coroados dispersos[8]. O único recurso mineral apurado por ali foram algumas pedras de coloração esbranquiçada e consideradas sem valor.
Entre 1722 e 1725, o sargento-mor Bernardo Soares de Proença, proprietário de terras em Suruí, abriu uma variante que encurtava e facilitava o trajeto do Caminho Novo que tinha sido aberto alguns anos antes.
A história da cidade começou a configurar-se mais propriamente em 1822, quando dom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, mais precisamente pelo Caminho do Proença ou Variante do Caminho Novo da Estrada Real, hospedou-se na fazenda do padre