Problemas ambientais e hídricos
1. INTRODUÇÃO
Petrópolis é uma cidade que pertence ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos e está localizada no topo da Serra da Estrela e situa-se a 68 km do Rio de Janeiro.
O clima predominante da região é o tropical de altitude. O clima apresenta características térmicas e de precipitação que são impostas pela altitude. No verão as temperaturas raramente ultrapassam os 30ºC. O inverno é relativamente frio e a amplitude térmica anual não é muito elevada.
Em Petrópolis o bioma característico da região é o de Mata Atlântica que no início da colonização ocupava todas as encostas do município e hoje se restringe há apenas alguns trechos da APA Petrópolis e algumas Unidades de Conservação.
Devido à ocupação irregular e o desmatamento na cidade a vegetação secundária é predominante em diversos trechos, mas o porte e a densidade são frágeis e não se comparam ao da vegetação primitiva.
Por conta da destruição do bioma, o patrimônio genético, paisagístico, cultural e turístico foi agravado e houve redução da disponibilidade de água potável e a ocorrência de desmoronamentos, enchentes e enxurradas, e o aumento da poluição do ar e isso tudo aumenta os custos sociais e destrói as perspectivas de um futuro desejável para todos.
Por ter uma elevada topografia local à dinâmica atmosférica regional provoca o aumento da turbulência do ar, e o resultado é uma boa freqüência de chuvas durante a maior parte do ano. As chuvas se concentram de outubro a março e são mais intensas no mês de dezembro, com índice pluviométrico de até 316 mm (15% das chuvas anuais). Mediante aos altos índices de umidade do município, o regime pluviométrico acompanha o ritmo característico do interior, ou seja, as precipitações se reduzem no inverno.
2
2. DESENVOLVIMENTO
As principais atividades que interferem de forma direta e indireta na conservação dos recursos naturais