Tudo sobre judo
Significado:
Judô é composta por: Ju, que quer dizer suavidade, anti-resistência; e Dô, que pode ser traduzido por caminho ou via. Com essa definição conseguimos entender melhor a filosofia do Judô, ou a a arte do Caminho Suave ou Caminho da Suavidade.
Origem:
O judô teve sua origem quando o Professor Jigoro Kano procurou sistematizar as técnicas de uma arte marcial japonesa, conhecida como "Jujitsu" e fundamentar sua prática em princípios filosóficos bem definidos, a fim de torná-la um meio eficaz para o aprimoramento do físico, do intelecto e do caráter, num processo de aperfeiçoamento do ser humano.
Em 1882, Jigoro Kano, idealizou um estilo de luta que hoje em dia denominamos como Judô, ele com 23 anos fundou o Instituto Kodokan, que veio a se tornar a Meca dos ensinamentos sobre esta arte marcial.
Fundador:
Jigoro Kano
Uniforme:
O Judogui, ou kimono como é tradicionalmente mais conhecido, é um material robusto, feito de algodão ou outro material similar e não deve ser grosso ou espesso a ponto que não evite que o oponente faça a pegada. O casaco do kimono deve ser cumprido até as coxas, de forma que as cubram. Suas mangas devem no mínimo atingir os pulsos com os braços caídos ao lado do corpo. O corpo do casaco deve ser suficientemente amplo a ponto que sobreponha a 20 centímetros do nível da base do tórax. Deverá ter um espaço de 10 à 15 centímetros do braço e manga.
A calças devem ter comprimento suficiente que cubram as pernas, devendo no máximo atingir a articulação do tornozelo e estar no mínimo a 5 centímetros acima da mesma articulação. Deverá ter um espaço de 10 à 15 centímetros da perna e a calça.
A faixa tem largura de 4 à 5 centímetros e a cor corresponde à graduação do atleta. Esta faixa deve ter um tamanho que corresponda a duas voltas à cintura do atleta e deve ficar de 20 à 30 centímetros de cada lado depois de atado com um nó de modo a impedir que o casaco fique frouxo.
Princípios:
O Mestre Jigoro Kano