PROJETO JUDÔ
O Judô…
Para os que praticam um esporte,
Para os que ensinam uma paixão,
Para os que lutam um trabalho,
Para os judocas sua vida...
FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA
O sistema de graduação em Judô foi idealizado pelo Prof. Jigoro Kano que sempre teve a preocupação com a conduta moral, intelectual e a eficiência da técnica em combate.
Jigoro Kano se preocupava com a Educação por meio da prática do Judô e propagou ao mundo a importância desse aspecto na orientação dos praticantes.
Em 1895 criou o Go Kyô e organizou uma seqüência pedagógica para o ensino do Judô, que depois foi revisada em 1908 e 1920 e atualizada com poucas modificações em 1982 e 1997.
Em 1930 indicou o Prof. Seizaburo Yamamoto para iniciar estudos científicos sobre “posturas em Judô” que relacionava a postura com a força da gravidade.
Como diz o Instituto Kodokan e Federação Japonesa de Judô, “não se pode reduzir o sucesso alcançado pelo Judô ao fascínio que ele causa, devemos sim, voltar aos ensinamentos contidos nas lições do mestre Jigoro Kano, objetivando a educação humana, ou seja, o aperfeiçoamento humano em benefício da sociedade”.
APRESENTAÇÃO
Os princípios educacionais que inspiraram o Prof. Jigoro Kano quando da idealização do Judô, faziam parte do seu plano grandioso de desenvolver e promover a Educação Física por meio dessa modalidade esportiva.
Seu desejo era formar seres humanos fortes, sadios e úteis a sociedade.
Seu método explora a riqueza real e simbólica do combate corpo a corpo, fundamentado em uma educação harmônica unindo as culturas: Intelectual, moral e física.
Para o Prof. Jigoro Kano o corpo é um instrumento a serviço do indivíduo, com o objetivo de contribuir na sua formação integral por meio dos aspectos; biológicos (desenvolvimento harmonioso do corpo e a eficiência em combate), psíquicos (formação do espírito e do caráter) e sociais (convívio afetivo e em sociedade).
O Judô é um esporte que