Tudo menos baunilha
Tópico 1
“A cultura é o que mantém coeso um país, um time ou uma empresa”, diz Marcel Telles, acionista do bloco de controle da Anheuser-Busch
Inbev.
• De acordo com a cultura da empresa é que se deve planejar uma estratégia, tanto referente aos colaboradores quanto aos próprios clientes.
• Por isso, a cultura e a missão da empresa devem ser muito claras para as tomadas de decisões, pois elas impactam nos resultados futuros.
Tópico 2
“A Apple é feita por pessoas que pensam de uma forma diferente e original, que querem usar os computadores para ajudá-las a mudar o mundo, para ajudá-las a criar coisas que façam diferença, e não apenas para executar um trabalho”, disse Jobs à revista Time, nos idos de 1998.
• De acordo com o autor, pode-se perceber que existe um perfil especifico para a contratação dos colaboradores em algumas empresas. Um exemplo disso é a
Apple, pois o seu padrão de recrutamento assumido é de elitismo. Observa-se que esta é uma das estratégias fundamentais da organização: buscar perfis de acordo com a cultura da empresa e de acordo com o produto oferecido ao mercado.
Tópico 3
“O que o consumidor quer hoje é bem diferente do que queria quando a GM e a Toyota foram construídas. Então, no caso delas, uma cultura forte pode ter sido ótima para crescer, mas torna-se ruim quando o ambiente exige uma nova resposta. Porque quanto mais forte a cultura, mais difícil é mudá-la.
• Assim, as empresas precisam adaptar-se a esse novo cliente, sem perder
mercado, buscando expandir suas fronteiras. Inovar e adaptar-se aos novos tempos, tanto em relação com os colaboradores quanto em relação com o mercado e com o cliente, deve ser o grande diferencial de uma empresa.
Tópico 4
“O sabor ajuda a selecionar pessoas com as quais uma empresa deseja trabalhar. Também orienta candidatos a se decidirem por esta ou aquela companhia.
• Com a cultura bem definida e transparente aos colaboradores, o