Tubulações e Conexões Pneumáticas
TUBULAÇÕES E CONEXÕES PNEUMÁTICAS
REGISTRO
2014
TUBULAÇÃO E CONEXÕES PNEUMÁTICAS
Pneumática é uma ramo da ciência e tecnologia que faz uso de gás ou ar pressurizado. Pode ser usado numa gama alta de aplicações. O ar é um fluido altamente compreensível, portanto é impossível se obterem paradas intermediárias e velocidades uniformes. Os componentes pneumáticos são normalmente projetados e utilizados a uma pressão máxima de 1723,6 kPa. O ar comprimido necessita de uma boa preparação para realizar o trabalho proposto, como remoção de impurezas, eliminação de umidade para evitar corrosão nos equipamentos, engates ou travamentos e maiores desgastes nas partes móveis do sistema.
INSTALAÇÃO DE PRODUÇÃO
Para a produção de ar comprimido são necessários compressores, os quais comprimem o ar para uma pressão de trabalho desejada. Na maioria dos acionamentos e comandos pneumáticos se encontra, geralmente, uma estação central de distribuição de ar comprimido, que vai desde o compressor até o atuador.
Rede de Distribuição Principal
Compressor Ao projetar a instalação, devem ser consideradas a ampliação e aquisição de novos equipamentos e aparelhos pneumáticos, para evitar sobrecarga na rede. Feito isso, o seu compressor alimentará seus equipamentos atuais, tais como os novos que serão adquiridos. Uma ampliação posterior da instalação se torna geralmente muito cara.
Reservatório de Ar Comprimido Serve para estabilizar a distribuição do ar comprimido e eliminar as oscilações de pressão na rede. A grande superfície do reservatório refrigera o ar suplementar, assim parte da umidade é condensada e separa-se do ar no reservatório, saindo pelo dreno.
Rede Condutora principal
Cada máquina e cada dispositivo requer quantidades adequadas de ar, que é fornecida pelo compressor através da rede. O diâmetro da tubulação deve ser escolhido de maneira que, mesmo com um consumo de ar crescente, a queda de pressão do