pneumatica
Joao da silva sauro.
Trabalho Pesquisa
Sobre
Pneumática e seus Princípios
Professor: ze pequeno;
Disciplina: Processos Industriais;
Sete Lagoas/MG
Março de 2014 1. Sumario
2. Introdução.
2.1. A importância da pneumática.
3. Ar.
4. Pneumática industrial.
4.1. Características do ar comprimido. pag.3
5. Compressores. pag.4
6. Rede de ar comprimido. pag.5
7. Atuadores pneumáticos. pag.6
7.1. Válvulas direcionais.
7.2. Válvulas de bloqueio. pag.8
7.3. Válvulas de controle de fluxo. pag.9
7.4. Válvulas de pressão.
8. Bibliografias. pag.10
2. Introdução.
2.1. A importância da pneumática
No universo da mecânica, muitas máquinas e equipamentos apresentam, além dos sistemas mecânicos (polias e correias, engrenagens, alavancas etc.), sistemas hidráulicos (funcionam à base de óleo) e sistemas pneumáticos (funcionam à base de ar comprimido).
A utilização das máquinas pelo homem sempre teve dois objetivos: reduzir, ao máximo, o emprego da força muscular e obter bens em grandes quantidades. A pneumática contribui para que esses dois objetivos venham a ser alcançados. Ela permite substituir o trabalho humano repetitivo e cansativo nos processos industriais. De fato, com atuadores pneumáticos, certas máquinas e equipamentos tornam-se mais velozes e mais seguros.
Outra vantagem da pneumática é que ela pode atuar em locais onde a pura energia mecânica, hidráulica e elétrica seriam desvantajosas.
3. Ar
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de gases, tais como: oxigênio, nitrogênio, neônio, argônio, gás carbônico etc. Junto com esses gases, encontramos no ar atmosférico outras impurezas devidas à poluição (poeira, partículas de carbono provenientes de combustões incompletas, dióxido de enxofre etc.) e também vapor d’água.
Sendo abundante na natureza e