Pneumática
A L
10
A
10
Noções básicas de pneumática
F
uussshhhhhhh... era o característico som de vazamento de ar que o experiente ouvido de Gelásio captava. Seus olhos procuraram a fonte do vazamento na linha do sistema pneumático da produção.
Esse sistema era vital para a fabricação de embalagens da empresa onde trabalhava como mecânico de manutenção.
Com cuidado ele examinou os manômetros e constatou que um deles indicava uma pressão abaixo do normal. Esse manômetro estava ligado a um dos ramos da rede de ar comprimido, e o vazamento provinha de uma válvula.
Tranqüilamente Gelásio isolou o ramo, fechando duas outras válvulas.
O restante do sistema funcionou normalmente por duas horas, garantindo a produção. Bastou ajustar a pressão para compensar aquela parada, enquanto ele procurava a causa do vazamento.
Meia hora depois, Gelásio já tinha resolvido o problema e religado o ramal ao restante do sistema. Regulou a pressão de todo o circuito e tudo voltou ao normal. O som característico, agora, era: fisssshhh.....fisssshhh....
Qual foi a causa do vazamento da válvula? Qual componente da válvula foi reparado?
Esta aula tratará de compressores, bombas e válvulas, elementos importantíssimos dos circuitos pneumáticos.
A importância da pneumática
No universo da mecânica, muitas máquinas e equipamentos apresentam, além dos sistemas mecânicos (polias e correias, engrenagens, alavancas etc.), sistemas hidráulicos (funcionam à base de óleo) e sistemas pneumáticos (funcionam à base de ar comprimido).
A utilização das máquinas pelo homem sempre teve dois objetivos: reduzir, ao máximo, o emprego da força muscular e obter bens em grandes quantidades. A pneumática contribui para que esses dois objetivos venham a ser alcançados. Ela permite substituir o trabalho humano repetitivo e cansativo nos processos industriais.
A U L A
10
De fato, com atuadores pneumáticos, certas máquinas e equipamentos tornam-se mais velozes e mais