Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Textos e Exercícios – AV1
2013/2
1- FINALIDADE DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
A contabilidade de custos surgiu com o objetivo de mensurar os custos dos produtos para avaliar estoques e apurar o resultado das empresas. Fornece informação tanto para a contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira.
Atualmente, está cada vez mais presente na área gerencial, sendo utilizada no planejamento, controle de custo e na tomada de decisões.
2- CONCEITOS
2.1-Métodos de Custeio Os métodos de custeio são:
Custeio Variável ou Direto: é o método de custeio que se fundamenta na separação dos custos de produção em variáveis e fixos.
Custeio por Absorção ou Integral: é o método de custeio que consiste atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção.
No item 12 estudaremos os efeitos dos métodos de custeio sobre o lucro.
2.2-Gastos
Termo genérico que pode representar tanto um custo, no caso de produção de um bem, como uma despesa, no caso das atividades operacionais da empresa.
Exemplos de gastos: Matéria-prima consumida no processo produtivo; Material de expediente consumido no processo administrativo; Energia elétrica consumida na área industrial, etc.
2.4-Custos
Compreendem todos os gastos relativos aos bens e serviços(recursos) consumidos na produção de outros bens. Todos os gastos incorridos no processo produtivo são classificados pela contabilidade, como custos. Exemplo de gastos utilizados no processo produtivo, também conhecidos como fatores de produção: Matérias–primas consumidas; Materiais auxiliares; Materiais de embalagens; Mão- de obra produtiva –ou dos departamentos diretamente ligados à produção;
Mão- de- obra dos departamentos não produtivos