Vantagens da pneumatica
Comparativamente à hidráulica, a pneumática é sem dúvida o elemento mais simples, de maior rendimento e de menor custo que pode ser utilizado na solução de muitos problemas de automatização. Fato este devido a uma série de características próprias de seu fluido de utilização, que no caso é o ar.
Em seguida, serão apresentadas essas características.
1.1.1. Quantidade
O ar para ser comprimido existe em quantidades ilimitadas.
1.1.2. Transporte
O ar comprimido é transportado por meio de tubulações, não existindo para esse caso a necessidade de linhas de retorno, como é feito nos sistemas hidráulicos.
Segurança
1.1.3. Armazenagem
Ao contrário da hidráulica em que durante o funcionamento do circuito faz-se necessário o contínuo trabalho da bomba (na maioria dos casos) para a circulação do fluido que se encontra armazenado em um tanque anexo ao equipamento, em pneumática o ar e comprimido por um compressor e armazenado em um reservatório, não sendo assim necessário que o compressor trabalhe continuamente, mas sim, somente, quando a pressão cair a um determinado valor mínimo ajustado em um pressostato.
1.1.4 – Temperatura
Diferentemente do óleo que tem sua viscosidade afetada pela variação da temperatura, o ar comprimento é insensível às oscilações desta, permitindo um funcionamento seguro, mesmo em condições extremas.
1.1.5 – Segurança
O ar comprimido não apresenta perigos de explosão ou incêndio, e mesmo que houvesse explosão por falha estrutural de um componente, tubulação, mangueira, ou mesmo do reservatório de ar comprimido, a pressão do ar utilizado em pneumática é relativamente baixa (6 a 12bar), enquanto em hidráulica trabalha-se com pressões que chegam à ordem de 350 bar.
1.1.6 - Limpeza
Uma vez que o fluido de utilização é o ar comprimido, não há risco de poluição ambiental, mesmo ocorrendo eventuais vazamentos nos elementos mal vedados. Este fato torna a pneumática um sistema excelente e eficiente