Pneumática e Hidraulica
Introdução
Máquinas de todos os tipos precisam de energia. A energia permite que as máquinas façam certos tipos de trabalho. Duas das formas mais eficientes e compactas de energia para máquinas são os sistemas hidráulicos e pneumáticos. Sistemas hidráulicos e pneumáticos podem ser configurados em diferentes tipos de fontes de energia para levantar, abaixar, puxar, empurrar, virar, girar e mover máquinas que transportam cargas enormes. Ferramentas também podem ser energizadas para quebrar pedra, unir aço e cortar madeira. Hidráulica e pneumática fornecem a energia para fazer o trabalho acontecer.
1 HIDRÁULICA
Hidráulica é uma palavra que vem do grego e é a união de hydra = água, e aulos = condução/tubo é, portanto, uma parte da física que se dedica a estudar o comportamento dos fluidos em movimento e em repouso.
A hidráulica trabalha com o princípio de fluidos pressurizados forçando uma ação mecânica. Um sistema hidráulico instalado sobre uma máquina é chamado de circuito hidráulico. Circuitos hidráulicos são compostos de uma bomba para comprimir o fluido, as tubulações para transportar o fluido, um cilindro onde o fluido é bombeado e um pistão movido pelo fluido sob pressão no interior do cilindro. Também podem atuar eixos para gerar energia aos motores de potência hidráulica e transportadores.
1.1 Fluido
Fluido é qualquer substância capaz de deformar-se continuamente e assumir forma do recipiente que a contém. Se tratando de sistemas hidráulicos o fluido utilizado é o óleo hidráulico.
1.2 Divisões da hidráulica
1.2.1 Hidrostática
A hidrostática, também é chamada estática dos fluídos ou fluidostática (hidrostática refere-se a água, que foi o primeiro fluido a ser estudado, assim por razões históricas mantém-se o nome) é a parte que estuda as forças exercidas por e sobre fluidos em repouso.
1.2.2 Hidrodinâmica
Em física, hidrodinâmica (ou dinâmica de fluidos) é