Tubo Vortex
Um equipamento simples, sem peças móveis, feito com tubos e conexões hidráulicas, capaz de produzir baixas temperaturas a partir de ar comprimido.
Tubo Vórtex
• É um dispositivo mecânico que separa um gás comprimido em um fluxo quente e outro frio.
O fluxo frio:
Pode atingir temperaturas dezenas de graus abaixo daquela do gás que entra no tubo.
Funcionamento:
• O gás pressurizado é injetado tangencialmente em uma câmara de giro e é acelerado até uma rotação muito alta. Devido a um fechamento cônico regulável no final do tubo, somente a camada mais externa de ar comprimido consegue escapar naquela extremidade. O restante do gás é forçado a retornar em vórtex interno, de menor diâmetro. Este vórtex interno é composto de gás mais frio do que aquele que entra no tubo, e escapa por um orifício próximo ao ponto de entrada do ar comprimido. As moléculas mais rápidas são capazes de abrir as válvulas e assim saírem, enquanto as moléculas mais lentas, portanto as mais resfriadas retornam.
Explicações:
• O gás de dentro do tubo sofre uma “rotação de corpo solido”,o que quem dizer que a velocidade angular do gás do vórtex do gás interno é a mesma do vórtex externo. Este não é um comportamento usual em vórtex, pois geralmente o fluido interno gira mais rápido que o externo. Também geralmente aceito que existe um pequeno efeito do ar quente tentar
“subir” para o centro, mais o efeito é desprezível se a turbulência for mantida mínima.
Com a mesma velocidade angular: • Uma possível explicação é o vórtex interno ter que perder momento angular de vórtex interno é transferida como energia cinética para o vórtex externo, resultando em fluxos quentes e frios separados. Eficiência:
• Inferior aos equipamentos tradicionais de ar condicionado. São normalmente utilizados como forma barata de resfriamento pontual, quando existe disponibilidade de ar comprimido.
Industrialmente projetados para aplicações onde