Tubo Vortex
EXPERIMENTO DE REFRIGERAÇÃO
INTRODUÇÃO
O tubo de vortex é um dispositivo simples, capaz de transformar o ar a uma determinada pressão em ar quente e ar frio ao mesmo tempo. O tubo de vortex foi inventado acidentalmente em 1928 por George Ranque, estudante de física francês, que estava experimentando uma bomba de vortex que havia desenvolvido, durante o experimento observou que o ar que entrava estava saindo por uma extremidade ar frio e por outra extremidade ar quente. Com base nisso, Ranque rapidamente deixou de lado a bomba, e passou a estudar o potencial comercial daquele estranho aparelho que produzia ar quente e ar frio. Sendo o equipamento patenteado em por George Ranque em 1934 e publicado em 1945, por Rudolph Hilsch, físico alemão, um extenso tratado sobre o tema.
Porém tal processo já havia sido estudado por um grande físico no Século XIX, James Clerk Maxwell postulava que o calor envolvia o movimento das moléculas, e que algum dia conseguiria obter ar quente e ar frio de um único aparelho, através da ajuda de um “pequenino demônio amigável” que realizava a separação entre as moléculas de ar quente e ar frio.
Assim o tubo de vortex é conhecido por nomes distintos como “Tubo de vortex de Ranque”, Tubo de Hilsch” e “Demônio de Maxwell”. Com seus nomes, nos últimos anos tem ganhado vários adeptos como uma solução para esfriar de forma simples e baixo custo uma grande quantidade de produtos industrializados.
O tubo de vortex é um dispositivo sem peças móveis, sendo constituído por uma câmara central e com uma cavidade em espiral, composto de dois tubos de diâmetros distintos, unidos concentricamente, onde o ar comprimido é injetado tangente ao diâmetro do tubo de maior diâmetro e próximo a união dos dois tubos, fluindo a alta velocidade na câmara central dando lugar a duas correntes de ar separadas e a diferentes temperaturas. As correntes formadas são uma corrente fria que é coletada na saída do tubo frio e uma corrente quente que é