Graduanda
Deborah Alves Araujo1
Tatyanne Elayne dos Santos Araujo2
Verônica Bandeira Patricio 3
Conceição de Maria de Araujo Ramos é professora associada da Universidade Federal do Maranhão, Coordenadora do Atlas Linguístico do Maranhão- PROJETO ALiMA e Coordenadora Regional do Atlas Linguístico do Brasil para o Maranhão. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (1977), mestrado em Letras- Área de Concentração Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (1994) e doutorado em Linguística, pela Universidade Federal de Alagoas (1999). Tem experiência na área de linguística, com ênfase em Atlas Linguístico, atuando principalmente nas seguintes áreas: linguística, sociolinguística, dialetologia, geolinguistica, lexicologia, lexicografia e ensino/aprendizagem da língua materna e estrangeira.
A priori, a autora destaca a importância da ciência no campo pedagógico, porem enfatiza os problemas acarretados ao aplicar a ciência na pedagogia, pois a mesma reproduz um mal-entendido funcional na relação entre teoria e pratica, uma vez que não cabe ao cientista dizer como o professor deve ensinar. Contudo, para que haja uma relação desejável entre ciência e pratica pedagógica, faz-se necessário consistir em buscas para solucionar problemas práticos de aprendizagem, onde a teoria cientifica contribuirá para essas soluções.
A autora explica sobre a colocação de pronomes clíticos na escrita e assim fazendo uma comparação do clítico de terceira pessoa no português brasileiro (PB) e no espanhol peninsular (EP), possibilitando um recurso teórico para contribuir no ensino-aprendizagem do espanhol a brasileiros na área gramatical que se refere aos pronomes. É extremamente importante que o professor de línguas compreenda sobre o funcionamento da língua para que seja possível solucionar problemas relacionados à linguística que os alunos possam apresentar.
Ramos aborda que a