Processos de Usinagem
ATPS
Materiais de construção mecânica
Prof. Marcos Tezotto
Passo 1 1. Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais, cerâmicas, polímeros e compósitos. A maioria dos materiais é classificada em três classes principais: Materiais Metálicos, Materiais Poliméricos (Plásticos) e Materiais Cerâmicos.
Os Metais:
Os metais (grupo 1e 2 da Tabela Periódica) podem ser definidos como aglomerados de átomos com caráter metálico em que os elétrons com a camada de valência fluem livremente.
Características dos metais Maleabilidade: Capacidade que os metais tem de produzir lâminas e chapas muito finas. Ductibilidade: Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, esse pode se transformar em fios e lâminas. Condutibilidade: Os metais são excelentes condutores de corrente elétrica e de calor. Brilhos: Os elétrons livres localizados na superfície dos objetos de metal absorvem e irradiam a luz, por isso os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico. A maioria dos metais é quimicamente estável, com a exceção notável dos metais alcalinos e alcalino-terrosos, encontrados nas duas primeiras colunas à esquerda da tabela periódica. Alguns elementos antes classificados como metalóides, hoje são considerados metais, são esses o Germânio, Antimônio e Polônio, o resto são considerados ametais.
Os Polímeros: Os polímeros são compostos químicos de elevada massa molecular relativa, resultantes de reações químicas de polimerização. Estes contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas, mas em maior quantidade absoluta. Os polímeros são macromoléculas formadas a partir de unidades estruturais menores (os monômeros). O número de unidades estruturais repetidas numa macromolécula é