Processos de usinagem
Para seleção criteriosa do material da ferramenta, uma serie de fatores devem ser ponderados, dentre os quais podem ser mencionados os seguintes. * Material a ser usinado–dureza, tipo de cavaco, etc; * Processo de usinagem; * Condição da máquina operatriz (potencia, velocidade, etc); * Forma e dimensões da ferramenta; * Custo do material da ferramenta; * Condições de usinagem.
Em operações de desbaste a ferramenta deve apresentar maior tenacidade, em detrimento da resistência ao desgaste. * Condições da operação.
Qualquer que seja o material para ferramenta em consideração, é necessário que ele apresente uma serie de requisitos de menor ou maior importância, dependendo dos diversos fatores citados acima quatro das primeiras características são: A- Dureza a quente- Alguns casos a temperatura pode ultrapassar 1000 °C B- Resistência ao desgaste C- Tenacidade ao desgaste D- Tenacidade – resiste bem ao choque. E- Estabilidade química
Descrição dos Materiais para Ferramentas. A- Aços rápidos – É um aço ferramenta de alta liga de tungstênio, molibdênio, cromo, vanádio, cobalto e nióbio.
É um material tenaz de elevada resistência ao desgaste e elevada dureza a quente, podendo ser utilizado até temperaturas de corte ordem de 600 °C. A estrutura metalográfica do aço rápido no estado temperado é martensítica básica com carbonetos incrustados.
A estrutura básica confere ao material a sua dureza a quente, a qual é tanto maior, quanto mais elementos de liga são dissolvidos durante o tratamento térmico e permanecem dissolvidos depois. O tipo e o numero de carbonetos duros que se formam são responsáveis pela resistência à abrasão. A tenacidade do aço rápido depende dos elementos de liga e do grau de dissolubilidade destes. Em geral os aços rápidos resistentes à abrasão saem pouco tenazes e vice-versa. Outra propriedade do aço rápido é sua alta dureza em temperatura ambiente.
Efeito dos Elementos