Ester
Obtenção:
Os ésteres são obtidos pela ação de um ácido orgânico ou inorgânico sobre um álcool, com liberação de água. Assim, para que a reação seja catalisada, pode-se adicionar ácido clorídrico (HCl) que, a partir da sua dissociação, aumenta a concentração de íons H+ no meio e desloca o equilíbrio da reação para o lado da formação do éster.
Exemplo: Ácido propanóico + propeno → propanoato de isopropila
CH3-CH2-COOH + CH2 = CH-CH3 → CH3-CH2-COO-CH(CH3)-CH3 Os ésteres também podem ser preparados a partir da reação de um cloreto ou anidrido de ácido com álcool ou fenol.
Usos:
Alguns ésteres são usados como flavorizantes, isto é, produtos químicos que produzem cheiros e sabores, outros são usados como solventes.
Exemplos de alguns ésteres na fabricação de essências artificiais: éster flavorizante de etanoato de isobutila morango etanoato de etila maçã butanoato de butila damasco etanoato de pentila banana etanoato de octila laranja Exemplos de alguns ésteres usados como solventes de esmaltes de unhas: éster etanoato de etila etanoato de butila etanoato de pentila
Outros exemplos são:
Fortalecimento de polímeros
Produção de fibras sintéticas e plásticos
Cardiotônicos, anestésicos e fungicidas (benzoatos)
Solventes para vernizes
Lubrificantes
Perfumaria
Na alimentação.
Na produção de biocombustíveis.
Produção de sabões.
Eliminação: Os ésteres também estão envolvidas na hidrólise esterárica: rompendo um éster com água. Os ésteres podem também ser decompostos por ácidos e bases fortes. Como resultado, são decompostos em um álcool e um ácido carboxílico ou um sal de um ácido carboxílico.