Processo de usinagem
1.1 USINAGEM
O termo usinagem ou maquinagem compreende todo processo mecânico onde a peça é a matéria prima de um processo de remoção de material.
Segundo o dicionário Michaelis usinagem significa o ato ou efeito de usinar. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado.
Existem vários processos de usinagem, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletro erosão, entre outros.
A usinagem começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evoluiu muito com o uso de máquinas de alta precisão, como é o caso das chamadas CNC (com comando numérico computadorizado), com uma precisão que chega a ser tão pequena quanto a um mícron.
Hoje em dia, a usinagem está presente em diversas indústrias, como a automotiva, a naval, a aeroespacial, a eletrônica, a de eletrodomésticos.
Como operação de usinagem entendemos aquelas que, ao conferir a peça, a forma as dimensões ou o acabamento, ou ainda uma combinação qualquer destes três itens, produzem cavaco. Definimos cavaco a porção de material da peça retirada pela ferramenta. Caracterizando-se por apresentar forma geométrica irregular.
Além desta característica estão envolvidos no mecanismo da formação do cavaco alguns fenômenos particulares, tais como o recalque, a aresta postiça de corte, a craterização na superfície de saída da ferramenta e a formação periódica do cavaco (dentro de determinado campo de variação da velocidade de corte).
1.2 Classificação e nomenclatura dos processos mecânicos de usinagem
Torneamento – Processo mecânico de usinagem destinado à obtenção de superfície de resolução com o auxilio de uma ou mais ferramentas monocortantes. Para tanto a peça gera em torno do eixo principal de rotação da maquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo uma trajetória coplanar com o referido eixo.
Quanto à forma da