medidores de vazão
Um medidor de vazão consiste de um elemento primário, um elemento secundário e um transmissor de vazão. O primeiro é responsável por gerar, através de algum processo físico, uma grandeza mensurável que seja proporcional à vazão que se deseja medir; o segundo é responsável por transformar essa segunda grandeza numa terceira que seja diretamente mensurável; o terceiro é responsável não apenas por transmitir esse sinal ao dispositivo que vai utilizar a informação (um controlador programável, por exemplo), mas também de executar as conversões necessárias. Elementos deprimogênios
Se denomina assim ao elemento primário cuja instalação produz diferença de pressões (perda de carga), que se vincula com a vazão do fluído que circula, em uma relação determinada. A relação entre a taxa de fluxo e diferença de pressão é determinada pela equação de Bernoulli, assumindo que as mudanças de elevação, trabalho e transferência de calor são desprezíveis.
Exemplos: Placa de orifício
• Orifício concêntrico: utilizado para líquido, gases e vapor que não contenham sólidos em suspensão.
• Orifício excêntrico: utilizado em fluido contendo sólidos em suspensão
• Orifício segmental: alta porcentagem de sólidos em suspensão. Imagem:placa de oricio
Tubo de Pitot
• A diferença entre a pressão total e a pressão estática da linha nos fornecerá a pressão dinâmica a qual é proporcional ao quadrado da velocidade.
Bocal
• É, em muitos aspectos um meio termo entre a placa de orifício e o tubo Venturi. O perfil dos bocais de vazão permite sua aplicação em serviços onde o fluído é abrasivo e corrosivo.
Tubos eletromagnéticos
O princípio se baseia na lei de Faraday, isto é, uma corrente elétrica é induzida num condutor se ele se move em um campo magnético ou vice-versa. Um tubo de material não magnético contém duas bobinas que geram um campo magnético B no seu interior. Dois eletrodos são colocados em lados opostos do tubo e em direção