Tubo de venturi
MECÂNICA DOS FLUIDOS - LABORATÓRIO
EXPERIMENTO TUBO DE VENTURI
Alunos: | RA: |
SALA: 6002 TA TURMAS:EP5S34/EA5S34 PERIODO: 5º DATA: 17/05/11
PROFESSOR: ANTÔNIO GERMINIANO
CURSOS: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO (MECATRÔNICA)
INTRODUÇÃO
O tubo de VENTURI é um aparelho usado para medir a velocidade de escoamento de um fluido em um cano cilíndrico. Este aparato foi criado por Giovanni Battista Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação de pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de secção mais larga e depois por outro de secção mais estreita. Este efeito é explicado pelo principio de Bernoulli e no principio da continuidade da massa. Os agroquímicos podem ser injetados numa tubulação sob pressão, usando o princípio da queda de pressão e mudança da velocidade, no momento em que o líquido passa pela seção constrita do Venturi. A queda de pressão no venturi deve ser suficiente para criar uma pressão negativa (vácuo) em relação á pressão atmosférica. Nessas condições, o agroquímico contido no interior do depósito irá fluir para o injetor. O fluxo de solução pode ser regulado, se desejável, por válvula ou registro instalado na tubulação. Se um fluxo fluido é constante, mas a secção diminui necessariamente a velocidade aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui necessariamente.
OBJETIVO
Levantamento das curvas: * Característica - CD ( Coeficiente de Descarga) em função de Re (Reynolds). * Calibração Universal - Qr ( Vazão Real) em função da cota h.
MATERIAL UTILIZADO Conjunto motor-bomba Cronômetro
Água
Quadro de Pressões – Manômetro; Válvula de três Vias Registro Regulador de Vazão
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Antes de começarmos fazer os cálculos de vazão, é interessante exemplificarmos de que forma foi montado o sistema para a realização do experimento. Na