Terminais de consulta
"Beagá", "Belô", "Cidade-Jardim"
» área: 330,954 km²
» população: 2,4 milhões de hab.
» densidade: 7.290,8 hab./km²
» PIB: R$ 32.725.361 mil
Primeira cidade planejada do País, Belo Horizonte tornou-se uma metrópole com amplas avenidas, ruas arborizadas e traços arquitetônicos incomuns – destaque para os conjuntos da Praça da Liberdade e da Pampulha.
Emoldurada pelas montanhas da Serra do Curral, a capital mineira esbanja charme e convida a uma boa caminhada, que pode justamente começar na Praça da Liberdade e passar pelos bairros de Savassi e Lourdes, ambos planos e com uma imensa variedade de cafés e lojinhas.
A noite é outro ponto alto de Beagá: conhecida por ser a capital dos botecos, possui cerca de 14 mil bares, maior média dentre as cidades brasileiras. A oferta de museus também não deixa a desejar, com museus dedicados a diversos temas, entres os quais artes e história natural.
Belo Horizonte
Crédito: Embratur
Estátua de Tiradentes na Praça Tiradentes
Brasília
"Capital Federal", "Capital da Esperança", "BSB"
» área: 5.802 km²
» população: 2.606.885 hab.
» densidade: 423,3 hab/km²
» PIB: R$ 89.630.109 mil
Se uma capital federal pode explicar um país, o que dizer de uma capital projetada para tal? Brasília nasceu da decisão de um presidente visionário, Juscelino Kubitschek, e tem no traço inconfundível do arquiteto Oscar Niemeyer sua força, que só não é menor do que a imensidão de seu céu. O cerrado parece ter nascido para ser mesclado às linhas futuristas que marcam seus prédios inusitados. O cosmonauta Yuri Gagarin, 1º homem a viajar para o espaço, ao visitar Brasília em 1961, concordou: “Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra.” A capital do Brasil instiga.
O movimento da cidade é ditado por gente de todas as partes do País, com costumes e sotaques variados. Fato que cai como uma luva à proposta de um lugar que deve ligar as diversas regiões do País e promover a integração